História do Clube
A 7 de Setembro de 1908 nascia o
Esporte Clube Palmeirense, graças aos esforços de uma plêiade de entusiastas amantes do esporte introduzido no Brasil, no final do século XIX, pelo súdito britânico Charles Miller.
Armando Bortone trouxera a primeira bola – rubicunda, cheia de gomos, ovalada e com tento – e o uniforme dos atletas, diria-se, a rigor, pois não dispensava a camisa de mangas compridas e colarinho com botões, além dos botinões e das calças três quartos. As traves de bambu, a cancha ainda chão duro de terra vermelha. Mas, mesmo assim, os dirigentes Gabriel Rodrigues Oliveira Camargo, Dr. Alvaro Jardim Guimarães e Lucas de Alvarenga Freire e mais um pequeno grupo de torcedores, ficarama satisfeitos com o empate frente ao C.A. Pirassununguense, sem abertura de contagem, no campo da Societá Regina Margueritha. E, aproximadamente, nos idos de 20, a Agremiação e a colônia italiana ficariam eufóricos com a visita do Torino A.C., da Itália, e relembrariam sempre o inesquecível empate com o Esporte Clube Palmeirense, no campo da Fazenda Santa Veridiana, com a vitória sorrindo aos italianos, pela contagem mínima.
A partir do início da década de 70, mais precisamente no dia 04 de Maio de 1971, em reunião realizada no Colégio Municipal, sob o comando do seu então presidente João Elias Margutti, decidiu-se o início da construção da primeira piscina. Com a conclusão das obras do complexo aquático, em 07 de Setembro de 1973 houve um aumento significativo no quadro de associados e a necessidade de novos investimentos e ampliações das estruturas existentes.
O clube, além do campo de futebol profissional, conta com uma piscina semi olímpica, uma piscina recreativa, uma piscina infantil, uma piscina aquecida, dois campos de futebol society, duas quadras poli-esportivas, sendo uma coberta, uma quadra de volêy de
areia, quatro quadras de tênis de saibro, duas canchas de bocha profissional, sala de carteado e sinuca, academia de ginástica, sala de jogos, playground infantil, sauna e um grande e moderno salão social. Também oferece a seus associados avaliação fisiológica e aulas de natação, zumba, ballet, hidroginástica, ginástica localizada, alongamento, karatê, yoga e tênis, além da escolinha de futebol para crianças, sócias e não sócias, visando promover a inclusão social para os menos favorecidos. O Esporte Clube Palmeirense ocupa hoje uma área total de aproximadamente 36.438 m², localizados no coração da cidade, com fácil acesso a seus associados que freqüentam diariamente suas dependências.
Após a conclusão das obras do salão social, iniciadas no ano de 1989 e concluídas em Setembro de 1999, o departamento social teve uma grande evolução na realização de eventos de grande porte, como os tradicionais Baile do Hawai, Festa a Fantasia, Baile de Revellion, Baile do Lual, Baile de Páscoa e Baile de Aniversário, realizados anualmente, além de outros bailes, boates e peças teatrais. Os eventos do Esporte Clube Palmeirense se tornaram referência em toda região.
No setor esportivo houve a manutenção do futebol profissional até 1991. Atualmente, o clube mantém um time de futebol amador, que disputa competições locais, regionais e amistosos, além da escolinha de futebol. São realizados campeonatos internos (entre sócios) nas modalidades de futebol, sinuca, bocha, tênis, baralho, com objetivo de promover a integração social e despertar o interesse pela prática esportiva.
O Esporte Clube Palmeirense já é uma instituição centenária, e hoje possui uma estrutura física e administrativa, que enche de orgulho seus associados e eleva o nome de nossa querida cidade, graças aos diretores, conselheiros e funcionários que estiveram à frente da agremiação, cada qual a seu tempo, sempre norteando suas ações no sentido do bem comum e benefício da coletividade.